Entenda o que é engajamento nas mídias sociais
Vou começar o post de hoje com um conselho importante. Eu sei que se conselho fosse bom a gente vendia, mas esse, pode acreditar, vai ajudar você a ter mais engajamento em suas estratégias de divulgação da sua marca/empresa nas redes sociais. Pronto para ouvir? Então vamos lá:
“Pare de seguir ensinamentos que pregam seu sucesso baseado em uma estratégia de conseguir apenas ‘likes’ para suas páginas e posts na rede. Se você continuar agindo assim, o único que vai continuar rindo à toa é o Mark Zuckerberg, com sua conta engordando cada vez mais. E você só vai perder tempo e dinheiro.”
Infelizmente quando falamos em engajamento, acreditamos erroneamente que quanto mais curtidas e compartilhamentos nossos posts tiverem, maior é o nosso resultado. No entanto, engajamento vai muito além do alcance e frequência de posts. É o nível de envolvimento, interação, intimidade e influência que um indivíduo tem com uma marca ao longo do tempo.
Isso é fácil de perceber na prática. Mesmo com números muito elevados de “likes”, muitas fanpages, por exemplo, tem pouco ou quase nada de interação com seus seguidores, o que fará com que o conteúdo seja ignorado. Por outro lado, quando um alto número de pessoas está falando sobre a marca, produto ou serviço, mesmo que o número de likes seja relativamente baixo, isso significa que mais pessoas estão mencionando a marca no Facebook, gostando do seu conteúdo, compartilhando o seu conteúdo e, geralmente, recomendando a página para os outros amigos. Como resultado, uma taxa de atração elevada é muito mais valiosa do que o número de likes.
Brian Solis, do Altimeter Group e autor do livro Engage, estabelece 25 regras de engajamento nas mídias sociais. Confira dez delas:
- 1. Defina um tom e uma personalidade que combine com o propósito, a missão e as características da marca;
- 2. As pessoas esperam interagir com outras pessoas. Por isso, seja agradável, consistente e prestativo;
- 3. Direcione as conversas de modo que elas reforcem a personalidade e o valor da marca;
- 4. Agregue valor a cada engajamento, ou seja, contribua para o desenvolvimento e o legado da marca;
- 5. Respeite a todos e a comunidade de que participam;
- 6. Seja transparente e humano. Faça isso com base em propostas que gerem valor e soluções;
- 7. Peça desculpas se for o caso – de acordo com o código de conduta pré-estabelecido;
- 8. Saiba com quem você está falando e o que ele está buscando;
- 9. Descubra o máximo possível sobre as intenções que geraram a interação; e
- 10. Aproveite o tempo para interpretar o contexto de uma situação antes de partir para a resposta.
- Portanto, números de fãs, likes, comentários, compartilhamentos, seguidores, retweets e visualizações não são suficientes para mensurar engajamento. Se aventurar a cuidar da gestão da marca nas redes sociais sem procurar uma agência digital ou contratar um gestor de mídias sociais, pode gerar resultados bastante desagradáveis.
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