Muito além de page views

O Web Analytics é parte integrante de qualquer planejamento de marketing digital

Quantas compras foram realizadas durante a campanha? Quantas pessoas se cadastraram na promoção? Quantas vezes o seu site foi acessado através do link do e-mail marketing? Quais produtos estão sendo mais procurados? Caso não concluam uma compra no meu e-commerce, em que momento o internauta abandona o carrinho de compras da loja virtual? Estão preenchendo o formulário de cadastro até o final? Estão assistindo aos vídeos e baixando os PDFs?

As respostas a essas e outras perguntas podem ser encontradas nos relatórios de Web Analytics, que nada mais é do que o acompanhamento e análise de todas as informações e estatísticas referentes aos dados de acesso a um site, possibilitando assim o levantamento de possíveis pontos de melhoria. Toda e qualquer ação feita na internet pode ser registada e transformada em informação, que devidamente trabalhada, serve para complementar e suportar as decisões estratégicas das empresas na web.

Ao monitorar o comportamento do público-alvo do site, é possível identificar novas oportunidades de negócios, novos mercados a serem prospectados e até mesmo o desempenho do site e das ações de marketing digital executados por uma empresa. O Google Analytics, uma das principais ferramentas de Web Analytics utilizada por profissionais de SEO, exibe vários relatórios “básicos”, como:

  1. 1. Origem de visitas;
  2. 2. Page views (visualizações de páginas);
  3. 3. Assinaturas;
  4. 4. Conversões em vendas;
  5. 5. Outros tipos de conversão (como solicitação de um orçamento);
  6. 6. Duração média da visita no site;
  7. 7. Taxas de rejeição, dentre outros.

Web Analytics é muito mais que page views, é uma poderosa ferramenta de suporte às decisões estratégicas de presença online das empresas, além de eficiente indicador para precificar ativos. Quando bem interpretados, os dados de acesso proporcionam uma visão bem ampla da atividade empresarial do site ou loja virtual e não somente do seu nível de atividade.

Portanto, não negligencie a tarefa de analisar os resultados do seu site. Essa análise é muito importante para entender o comportamento do seu consumidor.

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