O que é Web 2.0

A expressão “web 2.0” surgiu na conferência de brainstorming entre a O’Reilly e a MediaLive International, este termo contempla a maioria das empresas “pontocom” após o estouro da bolha, em meados de 2001.

Alguns dos principais pontos que diferem a web 2.0 da anterior é a participação das pessoas, ou seja, uma plataforma colaborativa e retro-alimentada pelos próprios usuários da rede, uma nova web baseada em alguns fundamentos básicos:

• Serviços web;
• Suporte a diversos dispositivos conectados (celulares, eletrodomésticos, laptops e etc.);
• Plataformas colaborativas e inteligência colaborativa;
• Interoperabilidade entre comunidades, portais e serviços web;
• Publicidade sensível ao contexto;
• Novos modelos de negócio;
• Novos padrões de design;
• Busca (categorização) baseada em conteúdo e contexto;

Um dos principais fatores responsáveis pelo sucesso e ascensão da nova plataforma (web 2.0) é a possibilidade da participação direta das pessoas e entre pessoas, de forma que os próprios usuários produzem e alimentam o conteúdo.

O código aberto (open source) foi um passo determinante para o crescimento e disseminação nesta nova web, milhares de pessoas no mundo todo ajudaram no desenvolvimento de aplicativos, plataformas e todo tipo de solução, através do modelo de licenças como o GPL.

A geração de valor através da participação é um momento inédito no cenário econômico, onde o grátis é um modelo de negócio extremamente lucrativo, as pessoas participam e colaboram por status, a distribuição de tecnologia é democrática e pulverizada, de forma que os principais paradigmas econômicos são quebrados ano após ano.

A participação das pessoas acontece nos mais diversos níveis, desde um simples comentários em um blog ou loja virtual de livros, participação em redes sociais, produção de blogs próprios, escrever artigos nos ambientes wiki e diversas maneiras de interagir neste novo contexto.

Os sistemas responsáveis e facilitadores da criação de comunidades normalmente são leves e de fácil integração com outros sistemas, proporcionando a conectividade necessária para troca de dados, fator chave para que as comunidades se desenvolvam e sejam retroalimentadas.

A cada ano a web dá saltos exponenciais em crescimento e inovação, negócios 100% virtuais são criados a cada a minuto, fortunas são geradas através dos bits, culturas interagem como nunca antes visto e a troca de conhecimento alcançou velocidade e abrangência global. Todas estas barreiras estão sendo  quebradas graças a plataforma 2.0, pois no mundo virtual uma única pessoa pode falar com o mundo todo, sem investir um único centavo.

A nuvem como é conhecida, nada mais é que uma rede pulverizada de dados, basicamente a aplicação dos conceitos 2.0 nos parques de servidores web, onde uma parte das informações está em um local e a o restante em outro local, ao mesmo tempo em que é possível acessar o webmail que automaticamente está integrado como o “instant messenger” e recebendo publicidade de um serviço externo, um mundo integrado e conectado, a informação está dispersa em um emaranhado de conexões e servidores espalhados pelo globo.

Concluindo os conceitos em volta da expressão web 2.0, cada pessoa é responsável pelo gerenciamento de um pequeno espaço, estes espaços fazem parte de um mundo imenso e capacidade infinita, todos integrados e interdependentes, a comunicação é global e instantânea, simples ideias geram fortunas da noite para o dia, a inteligência do todo forma a inteligência coletiva e cada vez mais culturas agem e pensam de forma similar.

Esta entrada foi publicada em Web 2.0. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>