SEO – Como o Google Trabalha?

Veja dicas de SEO e Como o Google Trabalha para rankear sites!

Hoje iremos abordar um assunto ótimo para quem faz SEO, vamos aprender como o Google trabalha. Vou explicar os elementos do processo de classificação do Google que mais importa para você que realiza ou pensa em fazer SEO em seu site. De primeira impressão pode ser um pouco cansativo entender como o Google Funciona, mais com certeza será um belo aprendizado, pois poucas pessoas no Google sabem disso.

O Google, e os outros motores de busca, usam software automatizado para analisar, ler, comparar e hierarquizar suas páginas da web. Se você é um SEOman precisa saber quais o elementos e fatores que o Google se preocupa, e como esses fatores são importantes em relação uns aos outros. Não se esqueça de clicar no Like e no Botão +1 do Google

Um dos conceitos importantes que sempre vai se repetir é que o Google utiliza software automatizado para ler, analisar o seu site, ou seja, não são seres humanos e sim algoritmos, programas automatizados para essa tarefa. Então podemos concluir que a parte visual do seu site não tem muita importância para o Google, pode ter importância para você, mais o Google irá ignorar cor, animação, flash, e outros gráficos do seu site, não quero dizer que não é importante, apenas dizendo que o Google não dá relevância. O Google é como uma pessoa cega que ler seu site como se fosse um livro em Braille, então você que pensa em ter seu site no topo do Google esqueça um pouco a parte visual e comece a estudar SEO. Veja aqui como Fazer SEO em seu Site ou Blog.

Quer ser um SEO? Então comece a Pensar como o Google pensa!
Então, oque é o Ranking?

Um ranking de um motor de busca é a listagem de uma página web e o posicionamento relativo em uma página de resultados (muito conhecido como SERP) para uma determinada consulta. Como exemplo no Google você realiza uma pesquisa e ele te retorna como padrão uma página com 10 resultados, esses resultados são os que o Google considera os mais relevantes para aquela determinada pesquisa, onde é ordenada por importância relativa, isso é o ranking de pesquisa, para uma determinada pesquisa.

As páginas da web mais relevantes e mais importantes estão listadas em ordem decrescente. Para o Google a relevância da página depende da forma como uma página “corresponde” a uma busca da palavra especifica. A importância da página, por outro lado depende também da qualidade do conteúdo e da quantidade de links que apontam para sua página a partir de outras páginas da web (conhecido como Link Building em SEO, hoje é muito importante para se ter uma boa posição no Google, e é muito usado em SEO). Se seu site não está aparecendo entre os 30 melhores para sua categoria mais importante ou assunto, começar a se preocupar, ou então comece a realizar técnicas de SEO, para subir no Google, pois se não está aparecendo pelo menos na terceira página do Google com certeza não está ganhando muito tráfego do Google. Muitas pessoas nunca vão até a segunda página de resultado de busca, então é crucial estar entre o TOP 10 do Google.
Quando o Google visita meu site?

Para seu site está listado no banco de dados do Google ou índice, o Google visita seu site usando programas automatizados chamados robôs ou spiders. Esses programas lêem todas as páginas do seu site, começando geralmente da pagina inicial (home Page), e em seguida, vai seguindo cada link para toda as outras páginas da web em seu site. Quando um robô ou spider visita seu site, diz-se que o crawler ou spider indexou seu site.

Importante: O Google não irá adicionar uma página da web ao seu índice a menos que haja pelo menos uma outra página da web em seu índice que liga a uma das suas páginas da web. Então não se preocupe em submeter seu site diariamente ao Google. O necessário é obter um outro link de um site diferente para seu site.

A indexação das paginas é realizado pelo Google Spider, chamado de Googlebot. O Google atualiza seu índice principal regularmente e agora tende a ir com uma atualização mais continua, embora as atualizações mensais continuem a acontecer. Essas atualizações geralmente maiores correspondem a grandes mudanças no algoritmo de classificação. Então quanto mais popular seu site, mais frequentemente ele será rastreado pelo Google. Essa atualização do índice é geralmente baseados em conteúdo que o Google tem armazenado em cachê ou armazenados em seu banco de dados. Devido à natureza do processo de atualização, cálculos de rankigns são realizadas várias vezes para página cachê de cada site. Por causa do grande numero de páginas, esses cálculos podem levar um tempinho.

Importante: É fundamental que seu site esteja funcionado perfeitamente, quando o Google visitar ele, e o seu site está off, a sua listagem no Google pode desaparecer até a próxima atualização, a razão é que o Google acha que o seu site já não existe e pode removê-lo do índice. Se estiver interessado, pode consultar os seus arquivos de log do servidor para o user-agent “Googlebot”. Isto irá dizer quando o Google rastreia o seu site.
Como o Google Ranqueia paginas da Web?

O Google usa um sofisticado e proprietários para ranquear websites, ele usa mais de 100 diferentes critérios no cálculo, cada um dos quais é dado um peso especifico que pode mudar ao longo do tempo. Com a mudança dos algoritmos as técnica especificas que costumava funcionar, com o tempo pode não funcionar tão bem. Por estas razões, as vezes seu site parece mudar de posição, constantemente. Por isso otimizar seu site não deve ser considerado como uma tarefa feita uma única vez. Você deve sempre tentar, testar e refinar seus esforços. Veja também como criar um meta description tag de qualidade.

O algoritmo do Google pode ser dividido em dois fatores:
Fatores On-Page (Keywords)

Alguns fatores envolvem a forma de como, onde e quando são utilizadas as palavras-chaves. As vezes seu site é otimizado para a palavra-chave escolhida, e se essas mesmas palavras-chaves aparecessem em links que apontam para paginas em seu site. Esse é um fator chave que determina a relevância da página.

Fatores Off-page (link)

Isso inclui a quantidade e a qualidade dos links que apontam para seu site. Os links determinam a importância da página e estão fortemente relacionados com o Google PageRank (PR). O Google busca em seu índice, páginas que são relevantes e importantes para determinada busca de um termo ou frase, e, em seguida apresenta os resultados em ordem decrescente, onde será mostrado 10 resultados.
On-Page – Fatores de Relevância

As keywords sempre estão relacionadas com termos de pesquisa, tanto é que as pessoas digitam nos buscadores, palavras e frases para encontrar informações especificas. A maioria das pessoas digitam em média de 2 a 5 palavras no Google para encontrara o que procura. O Google, por sua vez analisa todas as páginas em seu índice e lista as páginas que contém os termos de busca. Cada site geralmente contém uma ou duas palavras-chave que se repetem com mais freqüência do que outras em todo site. Essas palavras-chave dita o “tema” de um site. Então quanto melhor você definir o nicho do seu site, e quanto mais otimizar o uso das palavras-chaves que esteja relacionado com o nicho do seu site, melhor será a relevância do seu site, e isso irá influenciar bastante o seu ranking no Google. O Google determina as páginas da web mais relevantes com base em uma pesquisa de hipertexto e análise do seu site e de outros sites que contêm links para seu site. O Google olha para ver se o texto de um link (parte clicável) que aponta para o seu site tem as palavras-chaves relacionas com o titulo da sua página.
Off-Page Fatores de PageRank e Relevância da Pagina

A relevância da página tem tudo a ver com quantidade, qualidade e força de links externos, está parte do algoritmo é chamada de PageRank do Google. O Google procura por links que apontam para o seu site em outros sites. O Google acredita que um link do site A para o site B é um “voto” para o site B, é onde o site B ganha relevância para o Google, então se você realiza práticas de SEO essa é uma dica, consiga links de qualidade para seu site. Desta forma outros sites irão adicionar mais votos ao seu site, que por sua vez ajuda aumentar o PageRank do seu site. Cada página do seu site tem um PageRank, o mais alto é o da home Page, pois geralmente as pessoas linkam mais para sua home, em vez de linkar para outra página em seu site. Quanto mais sites apontarem para o seu, melhor para você, pois o Google achará que o seu site é mais importante ainda, com isso você pode ter um valor mais elevado ainda no seu PageRank. Mais não é somente ter vários sites apontando para seu, pois o Google considera quantidade e qualidade, então nem todos os links serão considerados. No entanto, tenha em mente que PageRank é apenas um fator (embora importante) usando no ranking do Google. Sites que são relativamente bem otimizados para determinadas palavras-chave pode está acima de um site que é menos otimizado, mas têm PageRank alto, ou seja não é só o PageRank que conta no ranking do Google, otimize o seu site usando técnicas de SEO e tenha uma boa posição no Google.

Nota: Quando os SEOs falam em aumentar sua popularidade da ligação, eles são geralmente estão falando sobre o aumento da quantidade e qualidade de links para seu site, geralmente através de um esforço recíproco da troca da ligação.

Dica de SEO, Top 5 critérios que o Google Utiliza

Embora o Google trabalha com mais de 100 critérios diferentes (que podem mudar em importância ao longo do tempo) para rankear os sites, aqui vai cinco aspectos ou dicas que estão sendo bem consideradas pelo Google atualmente. Há outros elementos que também são importantes, mais abordaremos apenas 5, veja a seguir a lista em ordem aproximada de importância:
1. Palavras-chave usadas no título de suas páginas (Entre as tags ).
2. Palavras-chave usadas nos títulos (h1) e no primeiro parágrafo de suas páginas.
3. Palavras-chave usadas no texto do link, tanto em seu site e em outros sites.
4. O valor PageRank (PR) de suas páginas, que por sua vez é dependente do número de links que apontam para o seu site a partir de outros sites.

Uma coisa que vem sendo muito considerada também é a relevância do seu conteúdo, se ele é original ou é copy past. Então fique atento, se gostou das dicas de SEO, clique no Like, de um Retweet e não se esqueça de me dar um +1 do Google.

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