Os 15 sites que mudaram a história

Em comemoração aos 15 anos de WWW, o jornal inglês The Guardian publicou uma listagem dos sites que, segundo seu critério editorial, mudaram, revolucionaram a história da web. A lista é a seguinte:

1 – www.eBay.com – É o maior site de leilões do mundo, a impressionante quantidade de usuários é proporcional a população de nosso país, 180 milhões. Foi fundado em 1995.

2 – www.wikipedia.org – A maior e mais importante enciclopédia online. Está aberta às modificações de qualquer usuário registrado, eu mesmo já acresci/editei vários tópicos por lá. Recebe cerca de 900.000 visitas por dia.

3 – www.napster.com – Site criado por Shawn Fanning em 1999, então com 19 anos, que foi um dos iniciadores da febre de compartilhamento de arquivos. Depois de ter vários problemas legais com gravadoras, produtoras, etc converteu-se para um serviço pago. Atualmente possui cerca de 500.000 assinantes.

4 – www.youtube.com – Um dos maiores fenômenos de comunicação digital dos últimos anos. Foi criado por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim em 2005 e adqüirido pelo Google no ínicio deste mês (11/2006) pela bagatela de 1,65 bilhão de dólares, registrando um novo recorde na valorização de sites de mídia gerados por usuários. Seus usuários visualizam 100 milhões de videos por dia.

5 – www.blogger.com – Este sistema de publicação de blogs foi fundado por Evan Williams em 1999. Conta com mais de dezoito milhões de usuários. Foi um dos propulsores do fenômeno do blog.

6 – www.friendsreunited.com Não muito conhecido em nosso país ainda, talvez pela barreira do idioma. Foi fundado em 2000 pelo casal Steve e Julie Pankhurst para reunir velhos amigos de escola. Foi um sucesso quase instantâneo.

7 – www.drudgereport.com – Site muito considerado como meio de comunicação nos EUA. Sua fundação remonta a 1994 pelo, então polêmico, jornalista Matt Drudge.

8 – www.myspace.com – O precursor das redes sociais tipo Orkut. A possibilidade de subir arquivos de áudio atraiu mais de dois milhões de novas bandas de música. O Myspace conta com mais de cem milhões de usuários.

9 – www.amazon.com – O Amazon foi criado por Jeff Bezos em 1994. Foi uma das primeiras companhias com alguma relevância a vender produtos na Internet. O Amazon inclui, igualmente, o Alexa onde você poderá encontrar o ranking de sua página no mundo ou no Brasil, e o a9.com um bom site de busca. Possui mais de 35 milhões de clientes em 250 países.

10 – www.slashdot.org – É considerado um dos sites mais importantes sobre notícias tecnológicas. É visitado por mais de, acreditem ou não, 5 milhões de pessoas por dia.

11 – www.salon.com – Trata-se de uma revista online e ao mesmo tempo uma companhia dos meios de comunicação. O projeto foi iniciado por David Talbot em 1995. Seu site recebe entre 3 milhões a 4 milhões de visitantes únicos ao mês.

12 www.craigslist.org/ – Uma rede centralizada de comunidades urbanas online. O site possibilita o compartilhamento sem discriminação ou condicionamentos.

13 – www.google.com – Criado em 1998 por Larry Page e Sergey Brin. Nasceu como um motor de buscas da internet, e se transformou numa das companhias de maior crescimento de toda a história. O Google recebe mais de 1 bilhão de consultas ao dia.

14 – www.yahoo.com – É considerado como o site individual que mais recebe visitas na web, com 3.400 milhões de hits por dia. Fundado em 1994 por David Fio e Jerry Yang, ainda então formandos da Universidade de Stanford. Nos últimos anos se viu eclipsado com a aparição do Google.

15 – www.easyjet.com – Trata-se da primeira companhia área britânica em oferecer passagens de baixo custo através da Internet. Graças a seu sistema claro e singelo, ganhou a confiança online de muitos clientes. Em 2005 foi utilizado por 30 milhões de passageiros.

Esta entrada foi publicada em Web 2.0, WebNews e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>