Testar é preciso

Toda campanha de marketing digital deve ser baseada em dados e a única forma de saber se determinada ação trará resultado é testando. É bem perigoso começar uma campanha no seu e-commerce, por exemplo, supondo conhecer todas as preferências do seu público. Além de arriscado, é difícil fazer isso sem as ferramentas corretas. É nesse contexto que aparece a importância dos testes A/B.

O que são testes A/B?

São formas de testar o que está tendo mais sucesso entre os seus públicos. Quando falamos de ambientes digitais isso se aplica a áreas onde eles mais clicaram, landing pages em que mais converteram, páginas mais acessadas, etc. Por meio de testes, você vai encontrar pistas que demonstrem se você está indo pelo caminho certo ou não.

Lembre-se: quanto mais tempo o cliente permanecer no seu site melhor será para você!

Como aplicar?

Você vai criar duas ou mais versões das suas ações de marketing. Por exemplo: você criou um e-mail marketing para divulgar seus produtos. Utilize fundo verde em um e outro com fundo vermelho. Faça uma versão com mais textos descritivos e outra com menos. Depois você avalia a que converteu mais e descobre se o seu cliente gosta desse ou daquele formato. Você pode fazer o teste A/B com botões, landing pages, formulários, cores e até mesmo fontes.

Por que fazer o teste A/B?

Na internet, a cor de um botão, a quantidade de informação ou o estilo de linguagem fazem toda a diferença entre uma conversão e uma rejeição. Por isso, não se deve ignorar o poder dos testes. Através deles é possível fazer um diagnóstico e apurar o quanto seus diferentes métodos de divulgação estão convertendo. Com esses resultados em mãos, aí sim você terá um direcionamento a seguir. Assim, suas campanhas serão muito mais assertivas e as chances de gerar um negócio aumentam consideravelmente.

E mais uma dica importante: por mais que outra pessoa tenha testado, faça o teste você também. Vários fatores podem influenciar o mercado, como o país ou região em que o método foi aplicado, o mercado local, dias da semana, etc. Você precisa ter certeza do que irá funcionar para o seu negócio e não se basear em suposições.

Agora que você entendeu a importância dos testes A/B, contrate uma agência especializada em Marketing Digital e comece aumentando as suas conversões! Fale com a Ubis!

Ubis Digital – Ideias Digitais
www.ubis.com.br

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