Se você tem seus vinte e poucos anos, odeia ficar muito tempo no mesmo lugar, atualiza todos os dias seu Twitter ou Facebook e antes dos 30 deseja extrapolar os cargos de gerência, bem vindo a Geração Y.
Tema amplamente debatido no mundo corporativo, a tal geração divide fervorosas opiniões. De um lado, os que criticam a formatação do pensamento jovem, através de dogmas corporativos que se traduzem em arrogância, egoísmo e displicência. Na outra ponta, os que se impressionam pela capacidade de criatividade, dinamismo e polivalência. Um duelo de gerações que todos os dias ganha novas histórias e protagonistas.
O TI, principal fomentador dessa geração, também é um mercado onde pode se encontrar alguns exemplos de “jovens Y”. O canal revendedor, por exemplo, já tem de maneira intrínseca o DNA empreendedor – característica marcante da juventude “milionária antes dos 30” – e apresenta desafios diários de crescimento e marketing. É a velha história de “você ser o seu próprio chefe”, sonho de consumo de 11 em cada 10 garotos que desejam ser Mark Zuckeberg ou Biz Stone.
A turma do Y é antenada 24h. A explosão dos smartphones – hoje, já são mais vendidos que computadores – ajudou a consolidar uma produção e consumo de informações rápidas e superficiais, o que garante uma comunicação diferenciada não só para uso pessoal como para as empresas. O Twitter ou o Facebook são criadores de oportunidades e, como essa geração já é “heavy users” em casa, são eles que vão comandar essas novas ferramentas.
Os distribuidores ainda não entraram de cabeça nessa geração. Até porque é uma parte do mercado que carrega muitas especificidades. Enquanto fabricantes e lojistas falam para um púlbico amplo e heterogêneo, o distribuidor tem um campo restrito. Se contarmos, segundo nossa última pesquisa, que temos 29 mil revendas no Brasil e que dessas quase 30, você trabalhe com 10 mil, por exemplo, sua comunicação deve ser muito focada, sendo o Twitter e o Facebook, ferramentas de massa que buscam um público pulverizado e irrestrito, ao contrário do B2B.
Apesar disso, observamos hoje que quase todos os grandes distribuidores, mesmo que sem atualizações constantes, têm uma conta no site do passarinho azul.
Mas a geração Y deve entrar na distribuição aos poucos, levando um pensamento diferenciado, principalmente na comunicação e no marketing com o cliente. Além disso, a postura desse profissional, internamente pode fazer bem para todo o time de colaboradores, ao passo que esses jovens buscam incessantemente crescimento, e crescimento rápido de preferência. Essa dinâmica muitas vezes é confundida com a tal “arrogância da nova geração” e deve ser gerida por gestores experientes que saibam lidar com a ansiedade dos 20 e poucos anos.
Filhos de uma geração catalisadora de transformações sociais, os novos “mobilizadores” expõem suas ansiedades na rede o que nem sempre se traduz em mudanças efetivas no “mundo real”. Eles construíram um novo way of life online, enquanto no seu trabalho você pega o telefone para resolver algum problema, ele tenta um e-mail ou MSN antes. Ou então, não fique preocupado se ele deixar o smartphone 24 horas online e o seu iPod ligado durante o expediente, as suas necessidades são reflexo do meio social que os cerca, assim como na década de 60 era “obrigatório” ler Marx, hoje, é “obrigatório” ser online, full-time e on-time, como diz o slogan de um jornal carioca.
Se antes, as empresas se preocupavam em buscar bons profissionais no mercado, hoje, a atenção está voltada para a identificação de talentos e desenvolvimento de pessoas na própria equipe. Essa cultura deve se consolidar ainda mais com a chegada da geração Z, sucessora da Y com nascidos a partir de 1990, ao mercado de trabalho. É fundamental que o distribuidor esteja preparado para uma nova formatação de funcionários que está chegando (aliás, já chegou) ao mercado. Conjugar a experiência de profissionais com anos de mercado com a “agressividade” Y é tão complicado quanto importante.
O choque de gerações é inevitável, saber conduzir isso de forma a produzir resultados efetivos e integrados entre toda a equipe é um diferencial que já faz parte do cotidiano corporativo. Com a velocidade latente do mercado, quem não fizer parte dessa transição, já ficou pra trás.
Fonte: Profissionais de TI