Não é exagero dizer que hoje o site da sua empresa é o cartão de visitas online que você apresenta ao seu cliente. É o endereço eletrônico que vai passar a primeira impressão do seu negócio e, acredite, exatamente como diz um velho ditado: a primeira impressão é a que fica. Portanto, ao apresentar um cartão de visitas virtual com problemas de layout, navegabilidade, funcionalidade e relacionamento, você automaticamente prejudica a imagem da sua empresa no mercado.
Segundo dados divulgados em 2013 pela União Internacional de Telecomunicações (UIT):
- • Mais de um terço da população está conectada à internet;
- • Até 2015 cerca de 40% dos lares em países em desenvolvimento terão acesso à Internet;
- • No Brasil, já são mais de 70,9 milhões de pessoas conectadas, ocupando a 5° posição na lista dos países mais conectados;
- • Aproximadamente 87% dos internautas fazem uso dessa rede para pesquisar produtos e serviços.
Logo, a chance de um site ser o primeiro contato da sua empresa com um futuro cliente é muito grande. Não é apenas um canal publicitário ou seu cartão de visitas virtual, e sim um “funcionário” que divulga o seu negócio full time, 24 horas por dia. A Internet deixou de ser um mero instrumento de pesquisa para tornar-se uma ferramenta de marketing e vendas muito poderosa.
No entanto, não basta ter um site “bonitinho” e esperar que chova clientes. Você vai se decepcionar se achar que o www sozinho será a solução dos seus problemas. É preciso um planejamento de marketing digital completo para que essa ferramenta seja utilizada de forma inteligente, que possa corresponder positivamente ao tempo e dinheiro investidos.
Listamos abaixo algumas características de um bom site. Confira:
- Legibilidade: Como o usuário vai perceber visualmente as informações dispostas na página. Garanta a clareza no olhar digital.
- Navegabilidade e usabilidade: Links e conteúdos tem que estar facilmente acessíveis e claros para o internauta. Ele tem que navegar sem grandes esforços, com as informações bem organizadas e que sejam facilmente encontradas.
- Rapidez: Escolha uma boa empresa de hospedagem e deixe o seu site leve.
- Manutenção constante: É preciso uma atualização periódica do site para mantê-lo atrativo, corrigir as eventuais falhas e implantar melhorias.
- Foco no cliente: Conheça seu cliente, entenda as suas necessidades e desejos e forneça aquilo que ele quer.
- Contato facilitado: Não esconda seu telefone, e-mail, endereço, ferramenta de suporte online ou qualquer outra informação de contato.
- Interatividade: A maioria dos usuários gostam e querem interagir com os sites que visitam e essa interação pode se dar através de pesquisa, da possibilidade de inserir comentários em um blog, de baixar um arquivo ou mesmo jogar um game relacionado com o conteúdo ou tema do site.
- Funcionalidade: Nem tudo que é bonito é útil.
Para finalizar, escolha o parceiro certo. O site da sua empresa deve ser visto como um investimento e não uma despesa. Portanto, muito cuidado na hora de escolher quem vai desenvolvê-lo.
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