O futuro da internet e computadores

Apesar de ser mais fácil fazer o futuro do que prevê-lo, segundo Alan Kay, tentarei trazer aqui alguns fatos que estão acontecendo pelo mundo para observarmos algumas tendências. No quesito internet estamos vendo cada vez mais o conceito de cloud computing se estabelecendo, as empresas como Google, Yahoo, Microsoft, Amazon e IBM oferece serviços, armazenamento e processamento de dados. Na ponta do iceberg temos os serviços de desktop virtuais que já foi mostrado por aqui como grandes promessas, mas não percebemos que já existe uma grande quantidade de serviços e aplicações que já utilizam esse conceito de cloud computing: Flickr, Youtube, Gmail, Google Docs, Slideshare são alguns exemplos.
Mas se você ainda está confuso sobre o conceito e quais impactos dessa tecnologia, vamos esclarecer. Para usuários comuns como eu e você o maior impacto é que teremos serviços e armazenamento disponível a qualquer hora e em qualquer lugar, podemos acessar nossas fotos, vídeos, arquivos, apresentações e até mesmo softwares como é o caso do Google Docs. Não precisamos nos preocupar com licenças, se existe espaço disponível no PC, se ele terá problemas ou se perderei meus arquivos, estará tudo na Internet disponível para você. Para as empresas é um ganho imenso, não é necessário custo com servidores, manutenção e até energia pois os servidores e serviços estarão sendo oferecidos por terceiros.
Para quem oferece os serviços também é proveitoso pois a manutenção e instalação de software será apenas nos seus servidores, não necessário mais ir até o cliente fazer a manutenção ou atualizar o software, reduzindo a equipe de manutenção e o stress com os clientes.
Mas o que tudo isso causa de impacto nos computadores? A reportagem do Jornal Hoje mostra e também explica o termo cloud computing segundo a visão do Google. Os computadores irão mudar pois para utilizar esses serviços precisam apenas de acesso a Internet, pouco armazenamento e processamento. Aparelhos como iPhone e Smartphones já fazem isso, e o que podemos notar é a oportunidade de popularizar a Internet e os computadores já que eles não necessitarão de tantos recursos para utilizar os serviços. Projetos de laptops de baixo custo estão acontecendo mundo a fora para aproveitar essa mudança, aqui no Brasil inclusive existe esse esforço.
Novos modelos de computadores começam a aparecer e a dar mais impulso ao conceito de computação onipresente, onde os computadores estarão ao nosso redor ou até mesmo no corpo das pessoas. Exemplos como o Jack PC começarão a aparecer cada vez mais.
Para a TV traz um impacto grande, as pesquisas mostram que houve uma queda no interesse dos jovens pela TV nos EUA. É necessário uma TV interativa, de bom conteúdo e sem grandes complicações para o usuário, caso o contrário irá perder feio para a Internet, onde o usuário é quem manda, escolhe o que acessa e quando irá acessar o conteúdo, além de compartilhar e discutir esse conteúdo.

Já por aqui no Brasil…
na Internet vemos falcatruas e leis retrógradas

Esta entrada foi publicada em Internet e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>