A Importância de Planejar

“Planejamento não é importante!”, “Não podemos perder tempo Planejando!”, “Planejar pra que se vai mudar!”

Não se assustem, em pleno ano de 2011 não é difícil escutar frases como estas que chegam a chocar de tão absurdas e descabidas.

Vamos aos fatos, em uma conhecida frase de Abraham Lincoln ele disse: “Se tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado.”

Ao contrário do que possa estar pensando, este exemplo adéqua-se perfeitamente com nossa realidade.

Na engenharia civil, constroem-se casas, prédios, etc. Algo palpável, tangível e real, na engenharia de software o que produzimos também é real, mas é abstrato, e principalmente, nosso software é um produto exclusivo e com particularidades, “não construímos o mesmo projeto de software várias vezes”. Isto nos traz algumas dificuldades que outras áreas de engenharia não sofrem.

A falta de importância dada ao planejamento é uma delas, como o produto é abstrato e depende dos anseios e necessidades de nosso cliente, planejar atividades é um desafio que precisa ser encarado e vencido, caso contrário, o projeto estará muito provavelmente fadado ao insucesso.

O Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (PMBOK) 4º edição, baseia-se em nove áreas de conhecimento que contemplam a Gestão do Projeto, praticamnte todas estas precisam passar pelo Planejamento por parte da equipe, são elas: Escopo, Tempo, Custo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação, Aquisição, Riscos e Integração.

No cotidiano vemos algumas destas áreas são completamente esquecidas em detrimento de outras erroneamente julgadas mais importantes. A falta de especialistas com poder de abstração, concentração e entendimento para planejar também vem sendo um grande problema nas equipes. Por preguiça, falta de cobrança ou até mesmo capacidade e codições, diversos projetos são produzidos sem planejamento, eles seguem o famoso “fazejamento”, esta premissa faz com que todo e qualquer controle do projeto não funcione, pois uma vez que não planejamos, não temos como acompanhar a evolução execução do projeto, tão pouco definir metas e objetivos assertivos.

Não permita que digam que planejar não é importante ou necessário.

Afiando o machado, reduzimos tempo, custo, RH e riscos. Consequentemente aumentamos a qualidade de nossos projetos, pois nos tornamos eficazes.

Vamos criar o hábito de sempre afiar o machado.

Esta entrada foi publicada em Pequenas Empresas, Web 2.0, WebNews e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>