SEO para mobile

Ao elaborar a estratégia digital da sua marca não esqueça de incluir técnicas de otimização de sites para sistemas móveis

Você acessa a internet da telinha do seu celular? De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, divulgada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), o número de brasileiros que acessa a internet pelo celular chegou a 52,5 milhões de pessoas. Isso quer dizer que 31% dos brasileiros com 10 anos ou mais se conectam por meio do aparelho móvel, o dobro do que era há dois anos. Em 2011, eram apenas 15%.

Outro dado que reflete esse crescimento é que as vendas de smartphones no Brasil durante o segundo trimestre de 2014 somaram 13 milhões de aparelhos comercializados, um crescimento de 22% em relação ao mesmo período de 2013, número recorde, de acordo com estudo da International Data Corporation (IDC, empresa de consultoria). Entre abril e junho, foram vendidos mais de 100 smartphones por minuto.

Portanto, ignorar a plataforma mobile na hora de planejar a estratégia digital da sua marca é dar um tiro no pé. Com a popularidade da web móvel, temos acompanhado mudanças referentes à usabilidade e navegabilidade. Conhecer essas transformações e entender as novas tendências é fundamental para desenvolver estratégias que garantam bons resultados nas ações de marketing digital.

Smartphones e tablets estão mudando a forma como os consumidores buscam e compram. Com os dispositivos móveis se aproximando e até ultrapassando o desktop, as tendências de busca orgânica estão mudando rapidamente assim como alguns buscadores como Google, indicaram que a busca mobile no Google poderia alcançar a busca do desktop em volume até o final de 2014.

Segundo o relatório “Mobile Path to Purchase”, 53% do tempo gasto na internet vêm dos smartphones e tablets. E os usuários dos dispositivos móveis tendem a usar seus aparelhos para buscas mais complexas como comparar preços e produtos e buscar pelo endereço das lojas. De acordo com o Google, 80% dos usuários de smartphones buscam assuntos que influenciam a decisão de compra e 94% buscam por informações de localidade.

Mobile SEO x SEO tradicional

Neste sentido, a busca mobile requer atenção especial em estratégias de SEO para converter buscas em vendas. O Mobile SEO consiste em técnicas de otimização de sites para sistemas móveis, entretanto, não deve ser considerada uma tecnologia visada somente a celulares, e sim a todo sistema com interface móvel que possa acessar a web.

A diferença da utilização do mobile SEO para o SEO tradicional, porém, não é muito grande. Técnicas básicas como uso de palavras-chave e link building serão usadas normalmente aqui. No entanto, é necessário levar em conta que usuários móveis têm hábitos muito diferentes de usuários tradicionais e é esta peculiaridade (considerável) que tem estimulado cada vez mais a evolução desta ideia.

SEO mobile tem o potencial de ser muito mais criativo do que as táticas para desktop. Aqui estão algumas dicas:

  • • Use as últimas opções móveis sempre que possível.
  • • Incorpore serviços baseados em localização.
  • • Ofereça proximidade e cupons digitalizáveis para novas promoções que dão às pessoas razões para puxar seus telefones e ir até o seu site.
  • • Ofereça localizadores de lojas instantâneos se você quer prosperar em vendas presenciais e ligações em um clique como recursos para oferecer informações.
  • • Ao incorporar vídeos e imagens, garanta que eles sejam reproduzidos corretamente em dispositivos móveis.
  • • Certifique-se que seus redirecionamentos levem para a página móvel (de preferência a página certa, em vez de apenas a sua tela inicial, o que é irritante para qualquer usuário).
  • • Evite ter qualquer tipo de erro 404 ou indisponíveis.

Quer saber mais? Entre em contato conosco. Nossos sites são elaborados sempre pensando na tecnologia mobile.

Ubis Digital – Ideias Digitais
www.ubis.com.br

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.