Google entra na luta contra o câncer

Por meio do laboratório de projetos experimentais Google X, divisão da empresa de internet americana, o Google dá um gigantesco passo em sua trajetória de inovação. O laboratório está trabalhando em um projeto de pílula que, ingerida, faria liberar na corrente sanguínea do paciente nanopartículas capazes de detectar o desenvolvimento de alguma forma de câncer e a possível iminência de um ataque cardíaco.

Responsável pelo projeto, o biólogo molecular Andrew Conrad já criou um dispositivo que detecta a presença do vírus HIV de maneira rápida e que é hoje amplamente utilizado, relata a BBC. O projeto ainda está em fase incipiente, segundo o Google. O desafio é projetar as partículas microscópicas que estariam na pílula e que seriam capazes de detectar leves mudanças na composição química do organismo.
A ideia é que o paciente fizesse um monitoramento da sua saúde ingerindo a cápsula com regularidade. “Qualquer exame para o qual você teria que agendar uma consulta médica poderia ser realizado por meio desse dispositivo”, disse Conrad durante uma conferência em Laguna Beach, Califórnia. “Esse é nosso sonho”.

Como lembra a BBC, a iniciativa é parte de um esforço maior do Google na área de saúde: a empresa comprou recentemente participação na Calico, de pesquisa contra o envelhecimento, e a 23andMe, de testes genéticos.

Mais de 100 funcionários do Google trabalham atualmente no programa – astrofísicos, químicos e engenheiros elétricos -, mas ainda há muita pesquisa clínica antes que ele seja lançado. Seria uma verdadeira revolução para a medicina se a equipe conseguisse alcançar pelo menos parte de seus objetivos. A gente vai ficar na torcida!

Saiba mais em abr.ai/1nPLKc4

Ubis Digital – Ideias Digitais
www.ubis.com.br

 

Esta entrada foi publicada em Google, WebNews. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.