Todo mundo sabe que conquistar um cliente está cada vez mais difícil, os mercados estão cada vez acirrados disputando em oceanos vermelhos, conseguir que um consumidor se torne fiel e um defensor de marca está cada vez mais difícil. Uma das grandes oportunidades para isso é o uso das mídias sociais. O problema é que a maioria das empresas vêm utilizando estas mídias como o fazem nas mídias tradicionais, comunicação unilateral, as mídias sociais têm como propósito a criação de RELACIONAMENTOS o que para Silvio Tanabe está completamente errado, para ele, o objetivo destas mídias não é a aquisição de novos compradores mas sim a conquista de novos amigos.
Na Semana do e-Commerce foi apresentado algumas orientações para o uso destas mídias, foram elas:
1 – Não há fórmulas prontas. Uma empresa pode conseguir vendas imediatas ou usando a mesma estratégia, ter resultados pífios. Por isso é importante que a loja faça um estudo prévio, estudando públicos-alvo, segmentos, comunidades e a forma como elas interagem, de modo a desenvolver uma estratégia própria.
2 – Redes sociais não são mídias de massa. Não espere atingir centenas de milhares de pessoas de uma vez, é um trabalho de médio e longo prazo. Lembre-se, conquistar a confiança de um amigo leva tempo.
3 – Lembre-se que os mesmos recursos das redes sociais que estão à disposição para a loja fazer suas promoções também estão à disposição das pessoas para elogiar ou reclamar. Da mesma forma que sua mensagem pode ser bem recebida e se tornar um “viral” atingindo milhares de pessoas, uma reclamação ou insatisfação se propaga com a mesma velocidade e com efeitos ainda maiores.
4 – Envolva outras áreas. De acordo com pesquisa da consultoria Deloitte, 70% das empresas focam sua atuação nas redes sociais em marketing e vendas. Mas como foi citado anteriormente, as ações geram todo o tipo de feedback: compra, elogios, reclamações, dúvidas etc. Por isso, existe a necessidade de que outras áreas (SAC, relações públicas) estejam envolvidas.
5 – Tenha um plano de crise. O envolvimento de outras áreas, inclusive da liderança da empresa, é importante também para a elaboração de um plano de crise de imagem que porventura envolva a loja nas redes sociais. A empresa precisa se antecipar a problemas que possam ocorrer e colocar o plano em prática com rapidez se o pior acontecer.
Fonte: Vinicius Postai