Como tornar relevante o conteúdo de uma empresa na web?

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Aproximar-se de seu público-alvo por meio de conteúdo é o desafio dos profissionais de Comunicação. Quais práticas adotar para que a empresa ganhe relevância na web? Algumas respostas foram apresentadas em um estudo do Social Media Today, empresa norte-americana especializada em redes sociais. Um dos tópicos desse estudo dá origem ao método apresentado a seguir.

Escolha de temas
A escolha de temas que sejam de domínio da empresa é o ponto de partida. É necessário analisar não apenas o grau de conhecimento sobre cada tema a ser abordado, mas também o nível de diferenciação ― ou de exclusividade ― desse conhecimento. Quanto menos concorrentes ou especialistas dominarem o tema, maior será a diferenciação.

O segundo ponto é observar a demanda que existe por conhecimento de cada tema escolhido. Nesse contexto, é recomendável fazer uma cuidadosa busca na web ou, então, uma pesquisa “netnográfica”, que analisa o comportamento de internautas por meio de métodos quantitativos.

Categorização
Definidos os temas a serem abordados e identificada a demanda por eles, faz-se a combinação das dimensões internas (nível de exclusividade das informações da empresa) e externas (demanda do público). Basta alocar cada tema escolhido em uma das quatro categorias explicadas e representadas graficamente abaixo.

Evitar: O tema não é de domínio exclusivo da empresa e, para piorar, não tem grande demanda do público. Produzir qualquer conteúdo é perda de tempo e de dinheiro.

Competitivo: Há demanda pelo tema, mas a empresa não é a única que o domina. Convém, então, produzir conteúdos sobre esse tema da mesma forma como os concorrentes. De todo o conteúdo relacionado, somente 25% deve ir para temas classificados nessa categoria.

Nicho: A empresa tem conhecimento diferenciado de um tema que tem demanda baixa. Convém investir 15% do conteúdo em temas nessa categoria.

Foco: O mercado procura conteúdo que os concorrentes não oferecem. É nessa categoria que o conteúdo da empresa ganhará relevância. Por isso, 60% do conteúdo produzido deve abordar temas classificados nessa categoria.

Fonte: Tracto

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