Porque minha empresa precisa de um site?

Hoje a Internet é mais utilizada como um canal de entretenimento e diversão. Já foi um sistema estratégico militar, depois restrito a pesquisas e desenvolvimento de tecnologias. E depois, para onde caminhará?A internet teve seu “boom” no século passado, em meados da década de 90. Antigo isso, não é?Não se considerarmos que 1995 foi há 12 anos apenas. Mas quando se trata de tecnologia e informação, 6 meses é muito tempo.

Se considerarmos os avanços e desenvolvimento que a internet sofre diariamente, podemos ter uma vaga noção de como podemos tirar proveito dela para, por que não, aumentar o faturamento de uma empresa.

Hoje, com a mundialização (é isso mesmo, globalização já é coisa do passado) que a internet proporcionou, não existem mais empresas pequenas ou grandes. Um site bem desenvolvido, com um design atraente e funcional pode tornar uma fábrica de “fundo-de-quintal” em exportadora, ao lado de gigantes do mercado. Para isso basta um sistema de produção e logística bem definida e os produtos podem ir e vir de qualquer lugar do planeta.

Mas como podemos tornar um site apresentável?

O primeiro passo é ter em mente que a internet, acima de tudo, é um canal de comunicação direta com seus clientes/consumidores. Para termos um site funcional é preciso que ele dê retorno aos seus usuário/visitantes.

Portanto para que possamos manter contato com nosso público, temos que saber o que querem e responder às suas dúvidas com rapidez! O investimento em internet é de baixo custo se comparado com a aquisição de maquinas e profissionais e pode trazer o mesmo retorno ou maior.

Mas, para que ter um site de minha empresa? Eu não tenho pretensão de exportar meus produtos ou serviços.

Lembre-se da máxima da propaganda: “se você não é visto, não é lembrado”. Se você não está na internet, pode passar por situações constrangedoras, como colocar seu e-mail “grátis” no cartão que irá entregar ao representante de uma multinacional, ou mesmo para o Sr. João que é um cliente antigo de seu produto e que vai mostrar o tal cartão para alguém como referência. Certamente irão pensar: “Nossa, uma empresa tão respeitada e não tem um site?” Pode parecer uma bobagem, mas acontece com freqüência.

A necessidade de estarmos conectados há internet, de termos um endereço virtual é uma necessidade crescente para qualquer organização que queira estar no mercado pelos próximos anos. É algo que depende de poucos recursos e uma grande vontade de crescer e progredir profissionalmente.

Como fazer para ter um site?

Simples: existem várias empresas e profissionais que podem desenvolver um para você, com tecnologias capazes de colocar seu produto na frente de seu cliente com um clique. O comércio eletrônico no Brasil, já movimenta uma economia de mais de R$ 5 bi e que vem crescendo a cada dia. A entrada de empresas “.com”, no mercado, só torna a necessidade de um site para as empresas essencial.

Porém, só isso não basta, é preciso que os clientes saibam que estamos na internet e a melhor forma de fazer isso é acrescentando em todos os materiais impressos da empresa o endereço do site.

Mas cuidado, um site cheio de pirotecnias pode espantar seu cliente. Para isso temos os profissionais certos para cuidar da parte visual de sua empresa. Você lembra que “uma imagem vale mais que mil palavras”? Na internet isso é mais verdadeiro ainda!

Os designers para web, ou mesmo os designers gráficos que se especializam nesse segmento, são responsáveis por apresentar sua empresa de forma adequada, mantendo sua imagem real no mundo virtual. Eles são as pessoas mais indicadas para nos dizer como a empresa deve se portar perante aos seus clientes virtuais para que possamos trazer, de maneira agradável, produtos, serviços, promoções, etc.

Sempre que for executar alguma reformulação, ou mesmo criar um novo site para sua empresa, procure quem pode te dar as orientações corretas. O filho do amigo do vizinho do seu filho pode até ser legal e manusear muito bem o computador, mas ele não tem referencial teórico e prático para poder desenvolver um trabalho profissional e com as características que sua empresa precisa para transmitir respeito e credibilidade necessários.

Um profissional de design não custa muito e é um investimento para sua empresa pois lhe trará retorno, além de deixar sua imagem bem mais bonita!!!

Esta entrada foi publicada em Sites e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>