Unidos pelo Prazo e Qualidade

Prazo e Qualidade devem sempre caminhar juntos dentro do planejamento, mas devemos ter ciência que para atender estes requisitos juntos, o prazo provavelmente será afetado.

Atualmente, é normal os gerentes, clientes, analistas, e etc…, envolverem e cobrarem os desenvolvedores por prazos cada vez menores e qualidade cada vez maior. Como consequência estamos ficando cada vez mais longe da combinação perfeita de prazo e qualidade. Para obter um resultado mais coerente, os envolvidos no projeto deveriam definir algumas diretrizes, um bom exemplo é o alinhamento dos usuários com os analistas e desenvolvedores. Existe um mito que o usuário não precisa conhecer algumas funcionalidades tecnicamente, mas temos que traduzir e explicar a complexidade de desenvolver determinadas funcionalidades e regras dentro do ambiente de desenvolvimento. Quando começarmos a mostrar a nossa realidade irão entender a complexidade do nosso trabalho e começarão a solicitar funcionalidades mais coerentes com o que podemos entregar efetivamente.

Os gerentes e líderes, por não conseguirem uma boa equação sobre Prazo x Qualidade e por falta de conhecimento técnico (alguns casos), acabam aceitando os prazos solicitados pelos usuários. Neste caso fica nítido que se houvesse comunicação entre os envolvidos, seria solucionado o problema do prazo. Quando envolvemos todos na obtenção de um resultado comum o comprometimento é maior, devido o sucesso ou fracasso do trabalho ter a assinatura de todos. Gerentes e analistas devem focar seus esforços em serem intermediários entre o cliente e o desenvolvedor, para retirar eventuais dúvidas durante o processo de desenvolvimento.

Nos projetos de TI estão envolvidos muitos profissionais da área de negócio e este apoio nos permitirá uma maturidade cada vez maior, além de ter um profissional que conhece e tem o papel de tradutor da área de negócio com a área técnica. Não temos ainda uma determinação de prazo perfeita, pois software tem seu funcionamento e comportamento diferente a cada dia, mas para ajudar o desenvolvedor na obtenção de melhores resultados e conseguir medir de uma forma mais precisa o seu esforço (devemos sempre acreditar que todos estão envolvidos e comprometidos com o projeto) e com isto os analistas e gerentes conseguirem cada vez mais conhecerem a velocidade de desenvolvimento da sua equipe e, consequentemente, poderão informar ao usuário que o prazo não será atendido (a partir daqui incluão o desenvolvedor na conversa), segue algumas diretrizes para serem seguidas e que ajudarão muito:

  1. Definir a arquitetura de desenvolvimento de modo que possibilite ao desenvolvedor não ter a preocupação com validação de campos e controles de tela;
  2. Criar ambiente de desenvolvimento igual ao ambiente de produção;
  3. Não criar um ambiente de terrorismo aos envolvidos no projeto, onde devemos encarar que a mudança faz parte do negócio e irá comprometer o prazo;
  4. Alinhar a solicitação do cliente com o que realmente o desenvolvimento possa atender;
  5. Ter o usuário como aliado;
  6. Equipe do projeto deve trabalhar de forma alinhada;
  7. Possibilitar ao desenvolvedor um ambiente em que ele tenha autonomia para discutir e gerar código de maneira criativa;
  8. Possibilitar contato direto entre analistas, desenvolvedores e usuário;
  9. Promover reuniões periódicas, afim de, apresentar aos envolvidos quais funcionalidades foram realizadas;
  10. Valorizar o trabalho em grupo e a troca de informações.

Com a definição de uma arquitetura adequada e a possibilidade de maior interação entre os envolvidos no projeto, teremos uma equipe melhor alinhada e a cada projeto o prazo será mais fácil de ser medido.

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