Cada dia que passa as empresas estão investindo mais em divulgação na Internet. Para as grandes companhias já é rotina elaborar e criar propagandas voltadas para o mundo virtual. O resultado muita das vezes é surpreendente e melhor até do que se a empresa tivesse divulgado em outro meio de comunicação.
Isso se deve ao fato de que na Internet o público está muito mais selecionado, bastando apenas as organizações saberem posicionar suas propagandas de forma correta. E com tanto crescimento no marketing digital nada melhor do que a gigante agência de publicidade Latin 3, que tem como clientes empresas como Pepsi, Sony e Microsoft, fazer uma lista das principais tendências do marketing digital para 2011.
Confira abaixo as 11 tendências para o marketing digital em 2011 e guarde como uma oração para você não se perder no meio do caminho.
1 – Redes Sociais
Não tem mais como fugir do Facebook, Twitter, Youtube e até mesmo Orkut. As redes sociais dominaram a Internet e são a grande aposta para 2011. Muitas empresas vão investir ainda mais pesado nessas redes sociais onde já possui cerca de 3.5 bilhões de pessoas que compartilham conteúdo nelas e na Internet.
2 – Acesso Móvel
Não adianta mais deixar o celular de lado, os webdesigners terão que estar muito mais atentos às páginas, que precisarão funcionar corretamente nos aparelhos móveis. O mundo estará cada vez mais conectado no celular e a navegação na Internet por acesso móvel vai crescer bastante.
3 – Marketing de Conteúdo
Divulgar produtos da sua empresa já não será mais suficiente, é preciso também gerar conteúdo. Para atrair novos clientes as organizações terão que gerar informações relevantes que consequentemente vão trazer o público até seus produtos.
4 – Atenção ao cliente pelas redes sociais
Atendimento ao cliente é um fundamento básico para uma companhia de sucesso, mas muitas acabam deixando esse ponto importante de lado. Mas neste ano o atendimento aos clientes através das redes sociais terá um grande crescimento e quem não tiver esse hábito pode perder muito cliente.
5 – E-commerce social
As vendas na Internet vão aumentar ainda mais e os sites de compra coletiva terão um crescimento absurdo. Vale ressaltar que até o Google já está investindo nessa de fazer um site de compra coletiva. É preciso ficar de olho!
6 – Conteúdo sob demanda
Revistas, livros, filmes, jogos, tudo estará disponível na Internet com ainda mais força. Por isso que as empresas precisam se preparar e criar soluções para que seus produtos não sejam adquiridos por aí gratuitamente.
7 – Integração de sites com redes sociais
Não precisa dizer muita coisa, certo? Mais uma vez as redes sociais são colocadas em foco e os sites estarão totalmente integrados com redes sociais como Twitter e Facebook.
8 – A era da multimídia
Graças ao aumento do número de pessoas que têm banda larga as empresas estarão investindo cada vez mais em vídeos e as propagandas começarão a ser muito mais do que apenas um texto.
9 – Novas variáveis serão criadas para a medição de campanhas
As campanhas estarão muito mais preparadas para medir a audiência e um simples “clique” já não será mais levado tão em conta.
10 – Valorização do Gerenciador de Comunidades
Os gerentes de comunidades serão aqueles responsáveis principalmente em cuidar da imagem da empresa e do conteúdo.
11 – SEO está de volta com tudo
Com as pessoas fazendo cada vez mais buscas na Internet, certamente as empresas precisam investir mais em SEO(Search Engine Optimization), ou seja, será preciso levar mais a séria a otimização de sites.
Resumindo, a concorrência na Internet está aumentando e as empresas precisarão criar propagandas cada vez mais sedutoras para atrair os clientes virtuais, que estão cada vez mais exigentes e principalmente críticos.