O marketing pessoal é a maneira como você apresenta os resultados de seu trabalho para seu superior, para seus colegas de trabalho e para os clientes do negócio da sua empresa. A sua imagem profissional reflete a sua reputação perante o mercado. É um engano pensar que o marketing pessoal serve somente para empregados, qualquer pessoa precisa cuidar de sua imagem profissional, seja ele empresário, político, lider religioso, estudante ou idealista.
Veja o caso de Steve Jobs, dono da Apple, só o fato dele falar de um dos seus produtos já leva milhões de pessoas a buscar informações sobre o mesmo e posteriormente até mesmo adquiri-los, isso porque ele dá a devida importância ao seu marketing pessoal e mantém sempre a imagem de guru tecnológico. Porém o marketing pessoal não deve ser levado como um esforço para vender uma imagem irreal da pessoa por trás dela. No ambiente de trabalho, se você vender falsas expectativas para seus empregadores e colegas de trabalho, cedo ou tarde suas verdadeiras competências aparecerão e você terá o efeito contrário, gerando frustração referente ao que você apresentou.
O marketing pessoal deve ser visto como uma apresentação de maneira correta e coerente de suas qualidades como: liderança, comprometimento, atendimento prestativo ao cliente, boa comunicação (falada e escrita), preparo acadêmico e bom relacionamento interpessoal. A seguir um vídeo divertido e bem instrutivo sobre esse assunto: