O mobile pode ser um item estratégico para a sua marca

Para cada pessoa residente no Brasil, há 1,3 celular disponível, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel)

Mais de três quartos dos executivos de marketing do mundo (78%) acreditam que as tecnologias digitais e os dispositivos móveis transformarão o marketing profundamente nos próximos cinco anos, segundo pesquisa divulgada pela Accenture Interactive.
O celular ampliou seu portfólio de serviços, deixou de ser apenas um meio de comunicação para se tornar uma estratégia indispensável para alavancar os resultados nos negócios. O aparelho ganhou capacidade de processamento, se transformando em um conjunto de ferramentas de trabalho que vão da agenda de compromissos e tarefas, passa pelo uso de aplicativos de produtividade pessoal, chegando a permitir a operação de sistemas de informação sincronizados através da computação em nuvem.
Hoje em dia, cada vez mais pessoas estão conectadas à internet através de um smartphone, e elas querem uma experiência tão boa quanto em um computador. A mobilidade leva a capacidade de decisão para junto do consumidor, onde quer que ele esteja. Muitas empresas já estão investindo e transformando a popularização do mobile em estratégias de marketing e geração de negócios. O uso destas ferramentas faz com que os clientes interajam com a marca em qualquer lugar e a qualquer momento.
O consumo de internet por meio de dispositivos móveis aumentou 54% em 2013. Para provar que a era mobile já chegou ao Brasil, basta entender que o consumo de mídia mobile no país, é maior que na Alemanha. Ou seja, se a sua empresa não está dentro desse mundo móvel, ela pode perder parte da sua clientela, enquanto o seu concorrente, que tem um aplicativo específico para smarthphones, um site mobile, etc., está conquistando cada vez mais clientes.

Quais as ações assertivas que as empresas podem apostar em relação ao mobile marketing?

As ações de marketing envolvendo esse meio vão muito além dos aplicativos. A primeira estratégia é adaptar seu site para o mobile. Se a sua empresa não tem um site voltado para dispositivos móveis, o carregamento dos portais normais, programados para computadores, demoram consideravelmente a abrir nos smartphones, tablets, etc. Além de poder vir com outra aparência, e isso faz com que os clientes desistam de olhar o site e de comprar o seu produto.
Pesquisas mostram que mais de 60% dos usuários de dispositivo móvel esperam no máximo 5 segundos pra uma página carregar.
Outra ação é o uso de SMS. A vantagem é que ela abrange 100% dos celulares. Seja smartphone ou feature phone (aparelhos comuns, que não possuem aplicativos nem sistema atualizável). Seja no touch ou no teclado, todo mundo sabe mandar uma SMS, e também não tem um custo muito elevado. Hoje, as operadoras já disponibilizam planos específicos de SMS que podem ser bem utilizados nessa estratégia. Podem ser enviadas SMS de descontos, lançamento de produtos, etc.
Também são bem populares e assertivos os aplicativos específicos de cada empresa, que também podem ser utilizados de diversas maneiras, levando informações sobre o mercado, novidades, conteúdos relevantes, games, etc. Os aplicativos exigem um pouco mais de investimento.

Estatísticas sobre Mobile Marketing:

  • • Existem mais celulares do que televisões no mundo;
  • • 86% dos usuários usam seu smartphone enquanto assistem TV;
  • • 22 bilhões de dólares são gastos em publicidade para mobile;
  • • Os usuários do Facebook em dispositivos móveis são duas vezes mais ativos do que usuários desktop;
  • • 4 de 5 consumidores utilizam seu celular para compras;
  • • 50% de todas as buscas locais são feitas através de dispositivos móveis.

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