Planejar é decidir de antemão qual é e como será a sua vitória. (Rhandy di Stefano)
Planejamento é tudo. Seja na hora de comprar uma casa, ter um filho, morar em outro país, abrir o seu próprio negócio, mudar de ramo, fazer uma faculdade… Enfim, planejar é preciso. E quando falamos em marketing digital, planejar é palavra de ordem. Afinal, colocar uma marca na web sem ter a menor noção do que está se fazendo é um risco enorme.
A ausência de um bom plano de marketing digital pode comprometer os resultados de forma significativa. Todas (ou quase todas) as ações da sua empresa na internet devem ser previstas no planejamento, que será uma espécie de mapa que te levará ao sucesso de uma estratégia digital.
No entanto, dificilmente o resultado é imediato e muitos empreendedores acabam desistindo nos primeiros meses porque não enxergam o retorno financeiro de uma estratégia, que pode ser de curto, médio ou longo prazo. É preciso paciência e persistência, além de contar com os parceiros corretos nessa trajetória.
Quando iniciamos o planejamento de marketing digital de um negócio estamos reconstruindo o próprio negócio no ambiente digital. É fundamental que a sua empresa utilize estratégias que sejam mais adequadas ao seu ramo de atividade e não se deixe levar por aquelas que têm gerado maior buzz. Os resultados não são imediatos, mas serão compensatórios.
Não se monta uma estratégia apenas com um insight maravilhoso. Se monta com um embasamento. Nesse sentido, é importante incluir a Internet como parte de seu planejamento de marketing, criando ações integradas que permitam utilizar melhor os recursos disponíveis. Se você não investir em marketing digital, você não só estará abrindo mão de falar sobre sua empresa para seus consumidores como estará deixando abertas as portas para que todos falem sobre ela sem que você tome conhecimento ou possa participar do processo.
Portanto, não se iluda: diferentemente das outras mídias, a Internet afeta seu negócio. Quer você queira, quer não.
Conheça algumas estratégias de marketing digital, que permitem planejar ações estratégicas, táticas e operacionais para qualquer empresa:
- Marketing de conteúdo: geração de conteúdo otimizado para gerar busca orgânica para o site;
- Marketing nas mídias sociais: ações em redes sociais como Facebook, Twitter, YouTube para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos;
- Marketing viral: técnicas de marketing que exploram redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca, com processos similares à extensão de uma epidemia;
- E-mail marketing: utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto;
- Links patrocinados: publicidade online colocada na Internet e em que apenas se paga quando alguém clica na mesma;
- Otimização contínua: constante otimização do site para que ele esteja nas primeiras posições de buscadores como o Google;
- Monitoramento: métricas e relatórios que permitem analisar o comportamento do internauta no site e mudar as estratégias para obter melhores resultados.
Criar ações de marketing digital e estar presente na Internet já não é mais um artigo de luxo para as empresas, tornou-se uma necessidade. Busque ajuda da Ubis e faça um planejamento completo para a sua empresa.
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