Redes sociais não são para propaganda

Não existe um modelo de publicidade realmente eficiente em redes sociais porque trata-se de um ambiente onde a conversação e o relacionamento valem mais.

Facebook, Twitter e o quase esquecido Orkut geram milhões e milhões de acessos e são a bola da vez, o que não é nenhuma novidade.

Agora pergunto a vocês que trabalham ligados ao marketing em um âmbito geral: para que servem as redes sociais?

Sabemos que as redes sociais em sua grande maioria são frequentadas pelo público jovem, justamente o nosso público alvo. E por que até o presente momento não existe um modelo de publicidade realmente eficiente?

Depois de participar de alguns eventos e conversar com muitos profissionais, acho que devemos enxergar nesse momento as redes sociais como um canal de relacionamento e não como um canal de publicidade online.

Vejo as redes sociais como um canal para fortalecer as nossas marcas e manter um bom relacionamento com os nossos consumidores, aqueles que seguem nossos canais nas redes sociais de forma espontânea, com o principal intuito de mostrar aos demais seu interesse pela marca, ou de ficar atento sobre as novidades (dependendo do segmento promoções).

Repare quantos membros existem em comunidades como “Eu faço a faculdade X”, “Eu sou ex aluno da faculdade Y”, “Eu tenho carro Z”. Como será que eles foram parar nessas comunidades, você já parou para pensar? As redes sociais estão totalmente ligadas ao lado afetivo, à identificação que as pessoas sentem por determinadas marcas e nesse ponto a propaganda tradicional não influencia tanto.

É exatamente junto a esses consumidores que falam bem das nossas marcas que podemos colher os frutos de amanhã. As redes sociais não são uma enorme bolha de soluções publicitárias e sim de relacionamento, onde as pessoas nos procuram espontaneamente para obter informações sobre nossos produtos e serviços. E, quando não estão satisfeitos, é o primeiro lugar que procuram para manifestar suas insatisfações.

Alguns já batizaram esse tipos de quadro envolvendo marcas e consumidores na web como crise 2.0. Será que você está preparado para ela ou ainda está procurando alguma forma de fazer publicidade?
[Webinsider]

Extraído de http://webinsider.uol.com.br/2011/01/26/oportunidade-das-redes-sociais-nao-e-para-propaganda/

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>