Email marketing e redes sociais: criando um canal de comunicação integrado

Um dos grandes filmes desta temporada é Rede Social, que conta a história da criação e dos criadores do Facebook. O filme foi indicado a oito categorias do Oscar e levou três estatuetas. Muito do sucesso do filme provavelmente advém do fato da rede social já contar com mais de 600 milhões de usuários ao redor do mundo, e crescendo. É apenas mais um exemplo de como as redes sociais em geral, não somente o Facebook, fazem parte do cotidiano dos internautas, tanto no exterior como no Brasil. No email marketing existe uma verdadeira corrida por parte das empresas para descobrir como melhor explorar esse fenômeno junto aos seus clientes.

Como relacionar-se com o cliente nesse contexto? Como estabelecer um canal de comunicação e confiança diretamente com o contato? Como criar uma estratégia de comunicação que seja coerente em todas essas mídias? Para responder a essas perguntas é preciso aprender duas coisas: falar e ouvir.

Aprenda a falar com seu cliente
Na era das redes sociais, a comunicação não pode ser unilateral. Daí a importância da segmentação e do email marketing focado. É preciso falar diretamente com cada um dos contatos na sua lista e não genericamente para todos.

A questão a ter em mente aqui é que o email marketing não deve ser usado como um meio de comunicação em massa e sim como meio de comunicação direta com seus clientes. É certo que o email marketing permite que você se comunique com muitos clientes ao mesmo tempo, mas a mensagem não precisa, e não deve, ser a mesma para todos.

Aprenda a ouvir seu cliente
Para que você consiga falar diretamente com seu cliente, precisa conhecê-lo. Precisa saber das suas preferências e hábitos. Você não irá mandar notícias sobre futebol para um entusiasta da corrida, e vice-versa. O segredo está em saber quem são seus clientes e o que eles esperam de você. Aí entra a segunda parte deste post: aprender a ouvir.

A hora do cadastro é um ótimo momento para começar a ouvir o que o seu cliente tem a dizer. Uma outra maneira de estudar seus hábitos é conferir os resultados através dos relatórios de envios passados. O objetivo neste caso é criar um canal aberto de comunicação e colocá-lo em prática. A integração do email marketing com redes sociais é uma ótima maneira de administrar isso.

O essencial é que seus clientes sintam que podem contatá-lo da maneira que lhes for conveniente. Seja por email, formulário de contato, twitter, perfil do Orkut ou Facebook não importa. O que vale é estabelecer um diálogo genuíno entre as duas partes.

Fonte: emailmanager

Esta entrada foi publicada em Marketing, Mídias Sociais, Pequenas Empresas e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>