Em dezembro, o navegador de código aberto Firefox deteve 38,1% do mercado europeu, enquanto o Internet Explorer ficou com 37,5%. Já o Google Chrome teve 14,6% do mercado (crescimento ante os 5,1% que detinha no mesmo período do ano passado).
“Aparentemente, isso ocorre porque o Chrome está roubando fatias [de mercado] do Internet Explorer, enquanto o Firefox está mantendo sua parte já existente”, disse Aodhan Cullen, executivo-chefe da StatCounter, em comunicado.
“Nós estamos vendo o impacto do acordo de competição entre a Comissão Europeia e a Microsoft, a fim de oferecer aos usuários europeus uma escolha e menu de navegadores desde março do último ano”, disse Cullen.
Para não pagar uma multa milionária, a Microsoft se viu obrigada pelo Executivo europeu a abrir para os consumidores europeus a opção entre vários navegadores, em vez de se verem obrigados a utilizar o Internet Explorer.
A decisão encerrou um processo de antitruste entre a companhia e o bloco europeu em dezembro de 2009. Desde o começo de março, a Microsoft oferece aos europeus a opção de escolher entre 12 navegadores em mais de 100 milhões de PCs novos e antigos que usam o sistema operacional Windows.
Globalmente, o Internet Explorer detém 46,9% do mercado em dezembro, enquanto o Firefox aparece 30,8% e o Google figura com 14,9%, segundo a StatCounter.