O SEO e sua influência no bom rankeamento no Google

Elaboramos um resumo para você ficar atento ao iniciar uma estratégia de rankeamento

Mas antes de tudo é importante você saber o nome dessas estratégias para um bom rankeamento do seu site. Elas compõem o SEO, sigla para Search Engine Optimization (ou Otimização para Mecanismos de Busca). São estratégias amplamente estudadas e testadas, e que realmente funcionam. O SEO se divide em duas partes macro, que são os fatores On-Page, internos ao site, e os fatores Off-Page, externos ao site.

SEO On-page
Consiste na forma como está estruturado e na formatação do seu conteúdo interno. Os fatores mais importantes são:

  • • Título da página:
    É a frase, com o nome do site usado na sua composição, que aparece no topo da janela do seu navegador. É o principal fator de otimização para diferenciação e classificação de um site, equivale a aproximadamente 7,89% da otimização. Deve ter no máximo 70 caracteres. Acima disso, o Google simplesmente ignora e acontece um desperdício de termos que tornam a página irrelevante para a busca. É esse título que vai aparecer nos resultados de uma busca no Google, em azul e linkando para o seu site. É importante ter um título bem escrito, que descreva de forma sucinta o conteúdo de cada página e que contenha as palavras-chave em que você deseja ficar bem rankeado.
  • • Estruturação do código HTML:
    A informação da página precisa ser estruturada de forma correta, com o uso das tags H1 até H6 para destacar os títulos e subtítulos da página.
  • • Conteúdo de qualidade e com boa densidade de palavras-chave:
    É o que mais você deve se preocupar. Tenha um conteúdo inédito e de qualidade, utilizando de forma adequada nos textos as palavras-chave que você pretende ranquear. A importância desse item equivale a 5,95% da otimização. Caso a densidade dessas palavras seja muito baixa, o conteúdo perde relevância, caso seja muito alta, o Google pode identificar como tentativa de SPAM. É preciso ter em mente que o texto da página é para o visitante, não para o Google, daí a importância do marketing digital, não somente da otimização, pois o especialista em marketing terá uma visão de mercado, do que o visitante espera encontrar naquela página. Marketing digital trabalha com o perfil do usuário, não somente com a otimização da página.
  • • Links internos:
    Depois de escrever um conteúdo de qualidade, utilize links nas palavras-chave principais, linkando para outras páginas do seu site. Fique atento para que a página linkada contenha um conteúdo relacionado com a palavra-chave.
  • • Metatag description:
    A description é o pequeno texto que aparece abaixo do título na busca do Google. Utilize-o como “call to action” para os usuários que encontrarem seu site. Foque em uma frase chamativa e que atraia o olhar dos visitantes. É importante que a description tenha no máximo 152 caracteres, pois é o máximo que o Google indexa na sua base.
  • • URL do domínio:
    Ter na URL do seu domínio as principais palavras-chave do seu negócio conta muito. Por exemplo, se você vai montar um blog sobre marketing digital, ter o domínio www.marketingdigital.com.br seria excelente!

SEO Off-page
Consiste em fatores externos a página:

  • • Qualidade dos links externos:
    É melhor você conseguir um link de qualidade, em um site diretamente ligado ao seu negócio, do que 100 links em sites ruins e sem ligação direta com o seu conteúdo. Um bom começo é você buscar portais e blogs de referência na sua área.

  • • Texto âncora dos links:
    Achou um site bacana e que vale a pena linkar para seu site? Então ao solicitar o link, peça que este seja feito em cima das palavras-chave que está querendo ficar bem rankeado. Por exemplo, se você tiver um site que oferece lojas virtuais, você deve inserir um link em cima da palavra “loja virtual”. Porém, se você quiser ser mais específico e trabalhar regionalmente (o que é mais fácil no início), por exemplo na cidade de Curitiba, pode colocar o link em cima do termo “loja virtual curitiba”, dessa forma, ajudará no rankeamento do seu site quando uma pessoa digitar esses termos no Google.
  • • Idade do domínio:
    Domínios são como bons vinhos, quanto mais velhos, melhores para o Google. Dessa forma, dependendo do seu nicho de atuação, pode ser interessante você comprar um domínio antigo, que não esteja sendo usado e que contenha na URL as palavras-chave relacionadas ao seu negócio.

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