Entenda o que é marketing B2B e B2C

No comércio eletrônico, a sigla B2B (Business to Business) é utilizada para definir transações comerciais entre empresas, onde negócios de todos os tipos (indústrias, distribuidores, revendas) comercializam seus produtos para outras empresas. Já o marketing B2C (Business to Commerce) engloba as transações entre empresas e consumidor final.

Por suas naturezas distintas, os tipos de marketing B2B e B2C utilizam diferentes estratégias para atrair seu público-alvo, uma vez que para se comunicar com o consumidor final e com outra empresa é necessário aplicar abordagens específicas.

b2b Entenda o que é marketing B2B e B2CA comunicação direcionada para as massas tem, por definição e objetivo, recorrer às suas necessidades básicas e desejos. Para isso, os marqueteiros desenvolvem campanhas com foco em relacionamento e conversão de vendas. Já o marketing para negócios tem interesses práticos, como geração de leads qualificados, redução de custos e crescimento de receita.

As ferramentas e canais utilizados em ambas as situações podem ser as mesmas – e-mail marketing, redes sociais, lojas virtuais, blogs –, mas as estratégias aplicadas em cada caso devem ser diferentes. Para atrair a atenção do consumidor final, é preciso investir no marketing de relacionamento, através da produção de conteúdo relevante e da comunicação direta e clara com os usuários. Além disso, para maximizar a exposição de sua marca para o público, muitas vezes recorrem aos meios tradicionais de comunicação de massa.

Já as técnicas B2B se beneficiam da segmentação e investimentos em canais de nicho. Como tratam-se, geralmente, de transações mais complexas e com ciclo mais longo, é fundamental cultivar a confiança e credibilidade por meio das estratégias, uma vez que, neste tipo de negócio, existem mais riscos o que exige pesquisa e análise por parte das empresas interessadas.

Apesar das diferenças, o marketing de conteúdo assume grande importância nos dois contextos. Pesquisas mostram que tanto consumidores como empresas se sentem mais confiantes em suas decisões de compra depois de ler conteúdo relevante e informativo sobre os produtos e serviços comercializados.

Fonte: goo.gl/oy7spT

Ubis Digital
www.ubis.com.br

 

Esta entrada foi publicada em E-commerce, Marketing. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.