Pesquisa: roubo de dados é o que mais amedronta as empresas

Estudo realizado pela Economist Intelligende Unit a pedido da IBM revelou quais são as principais ameaças que amedrontam as empresas. No topo da lista, com 61% dos votos, está o roubo de dados, seguido de falhas de sistemas e backups, e restauração, que preocupam 44% e 37% dos executivos, respectivamente.

Em relação a reputação das companhias, 84% dos entrevistados que se classificaram com excelente renome, disseram possuir capacidade de gerenciar grandes ameças em TI. No entanto, 30% das empresas que se identificaram como igual ou pior que as concorrentes em reputação, afirmaram ter controle sobre as possíveis falhas na tecnologia.

Em caso de roubo de dados, cerca de 80% dos entrevistados que afirmam ter bom gerenciamento de risco em TI dizem poder se recuperar em seis meses ou menos, comparados a quase metade daqueles com um gerenciamento de risco de TI fraco.

Um dos problemas identificados pelo estudo é que muitas das empresas adotam uma abordagem reativa ao gerenciamento de risco de TI. Normalmente, elas dedicam recursos a riscos que já causaram falhas graves no passado e prestam menos atenção aos problemas que não acarretaram danos graves à reputação.

Por outro lado, cerca de dois terços dos executivos entrevistados disseram que se concentrarão mais em gerenciar sua reputação no futuro, e três quartos declararam que seu orçamento em TI aumentará nos próximos 12 meses em decorrência das preocupações com reputação. Já 18% revelaram que o crescimento será de mais de 20%.

Na opinião dos executivos, a tecnologia exerce uma forte influência na satisfação do cliente (46%), na conformidade (41%) e na reputação da marca (40%) – pontos que podem ser abalados por falhas.

Extraído de http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/pesquisa-75-das-empresas-aumentara-seu-orcamento-em-ti-no-proximo-ano

 

Esta entrada foi publicada em E-commerce, Internet, Pequenas Empresas. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.