Os dados apresentados pelo estudo posicionam o Brasil no 63º lugar entre os 154 países mapeados, atrás da Grécia, Rússia e Argentina
Cerca de 33% dos brasileiros têm acesso à internet em casa e quase a metade deles utiliza banda larga. Esse número deixa o Brasil em 63º lugar no ranking de 154 países nos quais o número de pessoas com acesso domiciliar à internet foi contabilizado, atrás da Grécia, Rússia e Argentina. E coloca o país exatamente em cima da média mundial de acesso à internet.
Os dados são da pesquisa Mapa da Inclusão Digital, divulgados nesta quarta-feira, 16/5, pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pela Fundação Telefônica. O trabalho é o primeiro de uma série de estudos sobre inclusão digital e mapeamento de diversas formas de acesso à tecnologia digital no Brasil produzido a partir de microdados do novo censo brasileiro do IBGE e de mais de 150 países.
A pesquisa, lançada 10 anos depois do primeiro “Mapa da Exclusão Digital”, publicado em parceria com o Comitê para Democratização da Informática (CDI), avalia a qualidade do acesso, seus usos e retornos, em uma perspectiva de atuação integrada que possibilitará elevar o nível de bem-estar social da população de maneira sustentável e que servirá de subsídio para o monitoramento dos indicadores que compõem a metas do milênio da ONU.
De acordo com o mapa, a cidade de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo, apresenta o maior índice do país de acesso à internet em casa (69%). São Caetano do Sul é o lugar que apresenta também maior acesso a computador em casa (77,62% possuem computador, sendo 74,07% conectados à rede). Em seguida, aparecem Vitória, Santos, Florianópolis e Niterói, que estão incluídos, não por coincidência, entre as cinco cidades mais classe AB do país (em ordem diversa entre elas). Em contrapartida, São Lourenço do Piauí é a que apresenta a menor taxa de acesso a computador (0,43%). Quanto à internet, dos 20 municípios menos conectados (segunda tabela), 18 possuem acesso nulo (igual a 0%).
Matéria completa pode ser encontrada em http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/05/16/um-terco-dos-brasileiros-tem-internet-em-casa-diz-fgv/
Fonte IDG Now!