Qual é o seu negócio? Muitos empreendedores têm grandes dificuldades para responder a essa questão. O que a primeira vista é uma pergunta simples, se mostra complexa diante da falta de entendimento da questão.
O que se percebe em uma análise empírica é que de modo geral os empresários definem como o seu “core business” as atividades evidentes que exercem. De modo bem simples, o comerciante de produtos tecnológicos autodenomina-se varejista de computadores e peças para PCs (Hardware e Software), ou seja, o foco é a oferta de produtos e serviços. Falta a visão estratégica de negócio.
O que é um erro grave e pode gerar grandes perdas financeiras e de oportunidades de crescimento e expansão empresarial. Pois essa visão limitada do próprio negócio não valoriza a demanda (os clientes) e, sim, os métodos, os processos e as políticas internas da empresa.
Quais são as consequências desse erro e como consertá-lo é o que veremos adiante.
São inúmeras as consequências da falta de visão estratégica para um negócio, a mais comum é a falência, mas para fins de estudo veremos duas que influenciam toda dinâmica de atuação de uma empresa.
Uma é a visão de mercado que não privilegia o cliente, suas necessidades e desejos. A outra é o posicionamento estratégico inadequado.
Pode-se dizer que os dois erros são consequência da falta de estudo e analise do mercado consumidor. Desse modo faremos as analises em conjunto.
A empresa que privilegia sua oferta em detrimento dos clientes o faz por falta de conhecimento de seu mercado consumidor. Essa falta de conhecimento gera um posicionamento errado diante desse mesmo mercado. Em casos mais graves as empresas só percebem essa ação na prática quando as contas não fecham. Os resultados são negativos a cada balanço mensal.
Todo esforço de marketing e posicionamento desenvolvido pela empresa é prejudicado pela falta de foco na aplicação do Mix de Marketing e pela falta de conhecimento do nicho de mercado correto para tal. Como se pode imaginar as perdas proporcionadas pela aplicação ineficaz das ferramentas de marketing são muito grandes.
As dicas para solução desta situação problemática são simples, mas requerem disciplina e dedicação muito grandes.
Mude o foco. Privilegie a demanda. Olhe para o mercado. A resposta para entender o seu negócio está em seus clientes e na utilização que os mesmos fazem dos seus produtos e serviços. Posicione-se estrategicamente diante do mercado consumidor.
Para isso, é preciso investir em pesquisa de mercado, em analises de perfil dos clientes, conhecer e mapear o nicho de mercado de atuação de sua empresa.
Outra dica é converse com seus clientes, estabeleça uma política de relacionamento. Entenda a utilização dada por cada cliente a seus produtos/serviços. Tais informações agregam valor na negociação do produto e no posicionamento diante do mercado consumidor.
Com o conhecimento de seus produtos, da perspectiva dos clientes em relação a eles, de seu mercado consumidor. Toda estratégia de marketing de sua empresa irá se diferenciar da concorrência e será vista de modo adequado pelo seu cliente.
A visão estratégica de negócio é o entendimento da empresa sobre os benefícios que os seus produtos/serviços proporcionam à sociedade. A utilização correta desses benefícios quando conhecidos pelas organizações se transformam em valores, que se tornam vantagens competitivas do empresário melhor preparado para lidar com o mercado.
A partir desse momento então, o lojista de produtos de informática, lá do início do texto, deixa de ser um mero comerciante, para se tornar um parceiro na busca de soluções tecnológicas acessíveis a seus clientes. Transformando-se em centro de excelência e de assistência tecnológica.
Descobrir qual é o seu negócio, então, é uma questão de conhecimento do seu mercado consumidor, nicho de mercado (clientes/concorrentes/fornecedores) e dos benefícios que a sua empresa proporciona à sociedade.
As dicas são simples, porém muito efetivas. Pratique-as e verá que as Pequenas Ações geram Grandes Resultados.